Estamos fazendo uma obra para o mundo novo

O Centro Cultural Veras (CCV) é uma obra para o mundo novo. Erguida com tijolos maciços, ferro e concreto, a edificação é, no entanto, um repositório de ideias e oferendas a serviço de ações éticas, artísticas e espirituais. Em construção desde outubro de 2019, o Veras opera pela força transformadora da diversidade, educação, cidadania e arte.

Está comprometido com a descentralização do acesso aos bens culturais, com exposições, ateliês, projeções de filmes, espetáculos de pequeno porte, saraus, yoga, meditação, práticas agroflorestais, entre outras atividades promotoras de liberdade e autoconhecimento.

Para tanto, aproxima a arte contemporânea da educação ambiental e esta da cultura multimilenar dos Vedas.

Localizado em Florianópolis, Santa Catarina, o Centro Cultural Veras é uma semente-sonho germinada, prestes a reflorestar mundos inclusivos, generosos e engajados em potencializar as diferenças e os traços identitários que nos unem. Associação de direito privado, sem fins lucrativos, o CCV atua como espaço promotor de trocas entre os saberes e as práticas da arte, do yoga, da educação e da sustentabilidade, seus pilares estruturantes.

O Veras irá ampliar e democratizar o acesso à cultura e colaborar com a retomada do setor no nosso país, intensamente afetado pelas restrições impostas pela crise sanitária global.

Quer saber mais sobre o Veras?
Como um espaço que celebra a unidade na diversidade, o Centro Cultural Veras conjuga
 
palavras-chave que expandem o sentido de futuro e fornecem ferramentas para a construção de um mundo novo.

Sobre o canteiro de obras e seu eco no mundo digital

Na ocasião em que a pandemia foi declarada no Brasil, a edificação do Centro Cultural Veras estava em sua primeira laje. No decorrer de 2020, foram concretadas outras seis, quando pudemos conviver com o prédio de pouco mais de 1.100 m2, instalado em região central na Ilha de Santa Catarina.

Durante o longo ano de luto, estávamos ocupados em vedar parcialmente o prédio, com mais de 100.000 tijolos.

Neste contexto desafiador em que um centro cultural está sendo erguido na capital catarinense, não nos faltou imaginação para convocar apoio de nossa comunidade espalhada pelo Brasil.

Sobre a Campanha

Tijolo a Tijolo resulta de muitos exercícios iniciados em plena pandemia, em vista de replicar as soluções vividas no canteiro de obras e obter fundos para concluir a construção do Centro Cultural Veras.

A campanha consiste na aquisição de tijolos digitais numerados, ao valor unitário de dez reais, recurso destinado a apoiar a conclusão de um centro cultural.

A plataforma também permite a personalização e a dedicatória deste ativo digital a uma pessoa amiga. Numerado, cada ativo representa um dos 108.000 tijolos usados na construção do Veras.

Um ao lado do outro, estes tijolos digitais aparecem feito um paredão diverso no website da campanha, por meio do qual é possível identificar parte dos valores que erguem este centro cultural enraizado na Ilha de Santa Catarina.

Os ativos digitais adquiridos por nossa rede de construtores ficarão disponíveis por tempo indeterminado na plataforma tijoloatijolo.org, e um certificado de autenticidade será encaminhado às pessoas que apoiarem a conclusão da empreitada.

Todo recurso arrecadado será integralmente utilizado para custear a etapa de acabamentos e instalações, assim como a aquisição de mobiliários, equipamentos e a contratação de parte da equipe do Centro Cultural Veras.


Você conhece outras pessoas com sonhos como estes germinados no Centro Cultural Veras? Compartilhe a campanha Tijolo a Tijolo e nos ajude a ampliar esta rede de construtores.

Seguimos em obras.

Acompanhe o nosso diário de obras pelas mídias sociais do Veras. Sempre contamos as novidades por lá :)

Esteja em obras com a gente